quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reprodução dos Porquinhos da India

Reprodução de Porquinhos da Índia
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


http://www.flickr.com/photos/lorenia
Com dois a três meses de idade esse animal já está apto a se reproduzir, por isso, é conveniente separar os sexos na época da desmama.  Para o macho, o ideal é iniciar a idade reprodutiva com oito meses de idade e para a fêmea a partir dos cinco meses. O cio do porquinho-da-índia dura entre seis e onze dias. Quando ocorre o cruzamento, a fêmea entrará num período de gestação média de 68 dias, nascendo cerca de 2 a 3 filhotes. Após o parto, fêmea pode novamente vir a entrar no cio no período de 6 a 8 horas,por isso não deixe o macho junto com a fêmea senão eles podem acasalar de novo.
No período de gestação é muito importante tomar cuidado com as fêmeas, evitando o seu manuseio, pois podem ocorrer ocasionalmente partos prematuros aonde a fêmea venha a perder parte ou todos os filhotes. A alimentação deve ser reforçada.
A amamentação dura cerca de 10 a 21 dias e a desmama ocorre entre 14 e 21 dias. Após o período da desmama, é importante separar os filhotes da mãe, pois os dentes já estão bem desenvolvidos e a cria pode machucar a mãe.
Os filhotes nascem, em média, com 75 a 100 gramas e quando são desmamados pesam entre 200 e 250 gramas. Com oito ou nove meses eles alcançam seu completo desenvolvimento atingindo 500 a 600 gramas. Esta rapidez no crescimento é explicada principalmente pela riqueza do leite que é rico em proteínas e gorduras. Além do leite, os filhotes com apenas três dias de vida já se alimentam a base de vegetais, ricos em vitamina C.
Por Natalinha Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário